quarta-feira, 13 de março de 2013

ANDAR ENTRE LIVROS DE TERESA COLOMER



No quarto capítulo do livro Andar entre livros de Teresa Colomer intitulado “A articulação escolar da leitura literária”, a autora entra na escola para contemplar a leitura em funcionamento, observando que por volta dos 8 ou 9 anos, muitas são as crianças que já afirmam não gostarem de ler. Este fato mostra que o que se lê e para que se lê nas escolas está longe de corresponder à literatura e a seus possíveis benefícios.
Um fator que contribui para uma aprendizagem social e afetiva é, segundo Colomer, a leitura compartilhada como a base da formação de leitores. A frequência diária destas práticas de histórias contadas tem sido apontada por estudos como um trabalho muito significativo e eficiente. Tais estudos indicam que devem ter destaque:
- O estímulo de hábitos de leitura compartilhada na família;
- Assegurar a formação profissional dos docentes nesse tipo de práticas;
- Ampliar as rotinas de construção compartilhada e de relação entre leitura e escrita nas atividades escolares e de estímulo à leitura. (p. 109)

Além disso, a autora afirma que dentro da escola também se faz necessário: tempo na aula para praticar a leitura individual; auxílio de um adulto no momento da leitura, quanto ao conhecimento de palavras novas, para não desestimulá-los na leitura; apresentação dos livros a serem lidos, afastando assim o medo e a dúvida que o texto desconhecido provoca; introduzir na rotina escolar o contato dos alunos com ambientes ‘povoados e livros’, tal como as bibliotecas.




COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

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