OS LIVROS COMO MESTRES
Os livros como mestres aborda sobre questões como propósitos educativos para a presença da literatura infantil na sala de aula, além disso, fala sobre a expressão "uma escada com corrimão", entre outras questões.
Antigamente, a literatura era vista apenas como um meio de ensinar conteúdos, (o alfabeto, os números, as cores, escovar os dentes, etc) e não como um meio de ensinar a ler a literatura em si, mas na verdade a literatura deve ser vista como um fim e não como um meio para se chegar a algo, os livros vão ser considerados como mestres nesse sentido de ensinar a ler literatura, é preciso também que seja ensinado a criança a gostar de ler, pois para criança compreender o que esta lendo é preciso que ela goste.
Quando a autora fala de uma escada com corrimão, ele se refere aos auxílios que os leitores vão ter ao longo de suas vidas como leitores, o professor precisa oferecer esse auxílio (um auxílio como corrimão) por que muitas vezes é complicado ler (como uma escada, que pode ser difícil subir), então o professor vai sempre buscando formas de despertar nas crianças o prazer da leitura.
Bela síntese, mas penso que os leitores do blog precisam da referencia do texto.
ResponderExcluirReferência: ECO, Umberto. Os livros como mestres. Barcelona: Lúmen, 1981, p. 80.
ResponderExcluir